segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tutorial e Making of de ilustração

Há um tempo fiz um making of do processo da ilustração acima. Ele está no meu DevianArt, feito numa imagem imensamente longa: http://marisol-maryline.deviantart.com/art/Tutorial-e-making-of-de-Hot-and-Cold-331865095, e uma versão em inglês: http://marisol-maryline.deviantart.com/art/Tutorial-and-making-of-Hot-and-Cold-331864808
Faz tempo que eu tinha vontade de fazer um tutorial, mas eu nunca fazia... Então acabei matando a minha vontade com isso. Espero que vocês gostem. Para quem fica curioso em saber como eu faço as minhas ilustrações, eis aí:


Tutorial de Pintura Digital e Making Off de Hot and Cold: Kimy Itamini story

por Marisol Maryline (Marcela Nohama) °--°/

Olá pessoal! Esse é o primeiro tutorial que faço, então... desculpem qualquer coisa e qualquer dúvida perguntem!

Primeiramente, para quem não conhece, “Hot & Cold: Kimy Itamini Story” é um projeto de fanzine escrito pela Celly-chan (Marcelly Machado Gomes Timbó) e desenhado por mim (Marcela Nohama, nick: Marisol Maryline)

Hot & Cold conta a história de uma menina chamada Kimy Itamini que perde os pais num incêndio provocado por ela mesma e vai morar com o tio. Um dia, o tio dela chega bêbado em casa e tenta estuprá-la. Kimy consegue fugir e conhece uma mulher que a leva para um orfanato. Anos se passam, e, por causa desse trauma que sofreu, Kimy não consegue chegar perto de nenhum garoto. Mas as coisas começam a mudar quando a garota se encontra com um novo garoto da cidade: Leni Shyan.

Bem agora vamos ao tutorial e making off!
Por onde começamos?

Imagens de Referência

A Celly-chan me passou essa ilustração:
não sei de quem é essa ilustração, quem souber me diga, por favor! >.<
Através dela fiz o esboço a lápis, pegando a roupa e pose das personagens e os colocando nas personagens de Leni e Kimy:

Para desenhar as rosas, peguei o mangá de Otomen:

Arte Final

O contorno (lineart) foi feita com Pena G e tinta nanquim preto.
Notem que acabei não fazendo o esboço do fundo com o portão...

Digitalização da imagem

A imagem foi digitalizada em minha multifuncional com resolução 300dpi e em modo Preto e Branco, por isso ela acabou ficando serrilhada. Notem:

Vetorizando lineart no Macromedia Flash 8

Para acabar com as partes serrilhadas deixando-as arredondadas, eu usei o programa Flash. Eu importo a imagem, seleciono, vou no menu Modify -> Bitmap -> Trace Bitmap. Na caixa de configurações uso mais ou menos essas medidas:

Elas irão variar conforme a lineart.
Feito isso, eu exportei a imagem (File>Export>Export image...), extensão png:

Colorindo no Adobe Photoshop CS2

Abro a lineart no Photoshop, e deixo só as linhas, fazendo o seguinte:
seleciona tudo (ctrl+A), copia (ctrl+C), pinta de preto (alt+delete), Modo de edição de máscar rápida (tecla Q), cola (ctrl+V), sair do Modo de edição de máscara rápida (tecla Q), deleta a seleção (delete). Pronto!
Aqui você cria uma camada apenas para a lineart:


Depois eu colori escolhendo as cores base da imagem:

Para a sombra e o funda da imagem eu usei a ferramenta Degradê. Criei outra camada para o efeito de sombra e o fundo:

Para mudar a cor da lineart fui em Imagem>Ajustes>matiz/Saturação (ou ctrl+U), e marquei a caixa de colorir. Coloquei num tom marrom:

Ilustração finalizada:

Bem, é isso pessoal! Peço que me perdoem a rapidez do tutorial, sem muitos detalhes sobre o uso das ferramentas do Photoshop e etc. Mas espero que tenham aprendido alguma coisa aqui!
°--°/

3 comentários:

  1. Gente! Descobri o dono da imagem que eu usei como referência! Foi graças ao compartilhamento desse tutorial que ensina como achar os créditos da imagem (desenho ou foto): link. O Google tem essa ferramenta muito útil e eu não sabia até agora!
    Bem, eu fiz a pesquisa e encontrei que essa imagem é de um artista do Pixiv: シア, pois há um vídeo usando essa ilustração, que originalmente foi upado no niconico douga: aqui, e depois outros canais uparam ele. Aqui está o link da ilustração: http://www.pixiv.net/member_illust.php?mode=medium&illust_id=25312339

    ResponderExcluir
  2. :o tutorial bacana, gostei bastante sobre essa sua arte maraviwonderfull n preciso nem falar nada né *-*

    ResponderExcluir